Por que “joia” não tem acento?
Se não reparou nesse detalhe ou quer saber o porquê, esse texto da RM Joias é para você!
A língua portuguesa tem particularidades e regras que podem nos deixar em dúvida, não é mesmo? É o caso da palavra “joia”. E o objeto do nosso desejo só pode nos surpreender por suas características, mas não por sua ortografia! Neste artigo, a RM te convida a mergulhar – só um pouco – em curiosidades da palavra e seus significados. Confira!
Origem ou Etimologia
A palavra joia tem origem no latim jocalis, ou seja, aquilo que alegra, como um jogo. Em uma etapa seguinte, no francês antigo surgiu joie e depois joia para designar ornamento ou adorno. E quando esse ornamento, com frequência, passou a usar materiais preciosos, chegamos à joia com seu significado atual: partimos da alegria, do prazer de sentir-se bem com um enfeite e chegamos à aquela peça valiosa e importante para você.
Regra Ortográfica
A palavra joia perdeu o acento em janeiro de 2016 quando o Brasil passou a cumprir o último acordo ortográfico dos países de língua portuguesa. Esse acordo definiu que as paroxítonas com ditongos abertos como ói e éi não mais seriam acentuadas. E assim hoje temos ideia, troia, boia, apoio e a nossa querida e estimada joia.
Rosane Magri
Com palavras contamos histórias. Mas cada palavra pode nos mostrar a beleza de sua própria história de transformação. E com nossas joias preciosas temos a permanência, a memória e até um pouco da eternidade de materiais raros e designs especiais. E ainda podemos expressar elegância, encantamento e sofisticação.
Aproveitamos para te convidar a navegar pelo nosso blog e conferir todas as curiosidades e tendências do mundo da joalheria. Ah, e claro! Não deixe de conferir nossas preciosidades!
Para mais informações sobre, entre em contato em nosso WhatsApp.
Beijos 💋
Até a próxima!